terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Recordar é viver

Janeiro é um mês duro e árduo para o torcedor, pois não há futebol para assistir (não diga que você considera a Copinha futebol, por favor), os meio de comunicação especializados têm pouco material para trabalhar (o jornal O Globo "funde" o caderno de esportes no de economia...) e o que sobra é um papinho sobre contratação e treinamento. Existe, no entanto um paliativo melhor para a abstinência: os grandes jogo e momentos dos times brasileiros. Na verdade, não precisa ser grande, pode ser até baixaria, desde que você não se lembre muito bem sobre eles.

O blog Memória E. C., hospedado no portal do GloboEsporte.com, postou um série de vídeos sobre o passado dos campeonatos carioca e paulista. Sobre o Estadual do Rio há uma série de acontecimentos exemplares e muita confusão: chapéu e gol de Dinamite; uma releitura bem sucedida de Zico do lance genial do Rei Pelé contra o Uruguai em 1970 (aquele que não resultou em gol); um urubu abatido pela torcida do Fluminense; Romario brigando com um cara menor que ele; Edmundo criando problema; beijos; gente nua... em suma, um material bem interessante. Porém, o vídeo mais edificante, sem sombra de dúvida, é um no qual o idôneo José Roberto Wright, em conchavo com a rede Globo, entra para apitar a final da Taça Guanabara com uma escuta, em 1982... resultado: conseguiu desagradar a todos e tomou 40 dias de gancho.

No caso paulista, há um vídeo dedicado a um triunfo de cada grande da capital. Perdão, mas não considero a Luza um grande.

Nenhum comentário: