sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Sobre a genialidade

A capacidade matematico-estatística que um ser humano pode demonstrar é sensacional. Não é qualquer um que pode definir com precisão quanto de vantagem um time pode ter quando tem 25 mil torcedores a mais no estádio. André Dias pode.

Ontem o time do São Paulo venceu o Oeste, em casa, por 3x0. Novidade? Não, nada diferente do previsto. Os sites globoesporte.com e a página de esportes do UOL ressaltaram o time do Morumbi e Washington são 100% com esquema 4-4-2. Três jogos, três gols do camisa 9 e três vitórias da equipe. Como é linda a matemática! E, por cima, a mídia ainda insiste em acreditar naquele papinho do rodízio de jogadores. Muricy, o pai da criança, defende: "Tem que variar mesmo. Jogar com uma formação só não me agrada, porque os times vêm aqui e sabem como marcar". A primeira frase da matéria do globoesporte, vai contra a declaração do técnico, pois indica que o SP é o time mais acostumado a jogar com 3 zagueiros, ou seja, geralmente joga com 3-5-2. Não há como argumentar que Muricy eventualmente tenha usado o 3-4-3: nenhum técnico brasileiro é macho o suficiente para bancar este esquema tático.

Ok. Tudo isso é palha. O bom mesmo é a humildade de Rogério Ceni. No alto dos seus 36 anos, mui ágil, disse que o 4-4-2 é bom e que quando o time for ao ataque, ele pode fazer o papel do 3º zagueiro. O cara quer ser o goleiro, o zagueiro e o artilheiro do time; se o Muricy vacilar, vira técnico também. Na mesma matéria, Ceni diz que pode ser 3, 2, 1, 1/2 e etc. pois na zaga do SP "só tem gênio". Ainda bem... André Dias, 29 ... quando você dá uma olhada na carreira dele - uau! - espetáculo!

* * *

Cuca está implementando o jeito campeão que fez com que ele levasse o Botafogo a vários vices e eliminações em quartas e oitavas para o Flamengo. O resultado já aparece: 3x1 para o Resende na semifinal da Taça Guanabara mostra que as coisas já estão acontecendo. Porém, o novo trunfo é realmente um golpe de gênio: pegue dois laterais; os dois vão jogar juntos, ao mesmo tempo, na mesma lateral; um vai fazer o papel de meia, sendo lateral; o outro, o papel de zagueiro, mesmo sem ter nunca jogado na posição. O Cuca deveria ir para o Vasco, pois o plano é digno da "Inteligência Portuguesa".

* * *

O Fenómeno está mostrando ao que veio: tempo atrás, uma moça montou no ombros dele numa balada em SP e agora, ao concentrar com a equipe em Presidente Prudente, não retorna à concentração no horário devido (23h), mas horas depois, às 5h30; deixa o elenco esperando e não treina no dia seguinte. A diretoria promete punição...

Um comentário:

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem desta semana: Sim ao futebol-arte!
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.