domingo, 2 de novembro de 2008

Um post sobre Fórmula 1

O Juca Kfouri diz sempre que não considera Fórmula 1 um esporte, por isso, raramente posta alguma coisa sobre o assunto no blog dele. Como ele também costuma dizer que o Corinthians joga a "série B, de Brasil", que futebol de verdade é Paraná Clube x Avaí e que torce pro Hamilton porque é nascido no "berço do Corinthians" (pois é), deixemos as sandices do caro colega pra lá e vamos ao que interessa.

Fórmula 1 também não é um tema favorito aqui no Comancheiro FC, por muitos e quase óbvios motivos, mas, nesse fim de semana de corrida decisiva, nossa equipe de reportagem resolveu apurar algo que não tem nada a ver com a disputa em si.

Alguém aí se lembra do Eric Comas, o francês maluco que "se jogou na pista" depois do acidente fatal do Senna em Ímola? Pois é. Para indignação do Galvão Bueno, Comas saiu dos boxes com bandeira vermelha, sem ligar muito pra essa coisa de regulamento, e só foi parar quando um paramédico desesperado sinalizou na curva Tamburello.

Por ironia do destino - ou seria do passado? Sei lá -, Comas já havia se encontrado com Senna em um acidente, dois anos antes. O francês saiu da pista de SPA Francorchamps, bateu feio e seu carro voltou para o meio do asfalto. Senna, que vinha atrás, parou, desceu do carro e correu para tentar tirar Comas do cockpit. Essa é a história que o vídeo abaixo mostra.



Pelas imagens, seria um exagero dizer que Senna salvou a vida de Comas, certo? Certo. Ele não era o único tentando tirar o francês do carro e os paramédicos já estavam na área.

Anos e anos depois, no entanto, Comas dá uma entrevista à TV francesa e diz: "Ayrton m'a sauvé la vie". Ayrton me salvou a vida. Como? O próprio Comas explica. A primeira preocupação de Senna, quando chegou ao carro de Comas, não foi tirar o piloto do cockpit. Foi desligar o motor. O francês, desmaiado, continuava com o pé no acelerador, jogando combustível no sistema. Com o carro ligado, uma explosão era questão de tempo.



Mais pra frente na entrevista, Comas diz uma frase de emocionar até aquele canalha do Frank Williams. Falando sobre o momento em que saiu dos boxes em Ímola e sobre quando chegou à Tamburello e viu o tamanho da desgraça, o francês manda: "Ayrton salvou minha vida, mas eu cheguei tarde pra salvar a dele".

Assim, a sucursal do Comancheiro FC na China termina seu registro do domingo decisivo para a Fórmula 1.

Agora, vão almoçar, porque já passou da hora.

Um comentário:

Felipe Moraes disse...

História interessante essa de Comas e Senna.

Abraço,
Felipe Moraes