sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Chico Lang nasceu na China

Jornalista esportivo sofre na China. Com um futebol nacional tão atraente quanto o Mao Tse-tung de biquini, as páginas do mundo desportivo nos jornais locais têm que ser preenchidas com uma enorme criatividade. Normalmente, eles abrem mão de qualquer espírito nacional e lascam fotos do Beckham em algum jogo de caridade, treinos do Milan, jantar de negócios entre dirigentes do Tottenham e do Middlesbrough, qualquer coisa tá valendo, desde que não seja o grotesco futebol local.

O tiro, no entanto, às vezes sai pela culatra. Fugindo do ludopédio nativo, a imprensa chinesa buscou um respiro no Brasileirão, dando uma notícia "quente": "Time brasileiro manda técnico embora". O time em questão: Ipatinga. A filial menos competente do Cruzeiro, se disputasse a Super Liga Chinesa, provavelmente, estaria ali pelo décimo lugar. Mas os editores do China Daily não sabem disso, então, lascam a saída de Márcio Bittencourt e a chegada de Enderson Moreira como se fossem a saída do Bielsa e a chegada do Mourinho.

Tratando a troca de técnico do Ipatinga como se fosse algo sério, o jornal mostra que 1) não tem a menor idéia de como se troca de técnico no futebol brasileiro, 2) não tem a menor idéia do que é o Ipatinga e 3) ler jornal chinês é muito mais divertido do que ir ao estádio na China.

***

Aproveitando o embalo, o China Daily também lascou uma matéria sobre Ronaldo, o glutão. O texto repercute a entrevista dada pelo roliço ex-jogador em atividade ao SporTV. Além do "circo" da preparação em Weggis para a Copa de 2006, Ronaldo confessou ter se apresentado acima do peso. Nesse caso, os editores do jornal não "ipatingaram". Meteram logo o título "Supersize me: Ronaldo back on diet" e a foto do filho de dona Sônia.

E estamos conversados.

Nenhum comentário: