terça-feira, 28 de outubro de 2008

Podcast - Futebol de Mesa - Edição 12

Está no ar mais uma edição do Futebol de Mesa, o podcast do Comancheiro Futebol Chope!

Para ouvir o podcast desta semana, clique aqui para baixar o MP3 ou ouça online no player aí ao lado.
Clique aqui para assinar esse podcast e ouvir edições anteriores.

Na edição de hoje, eu (Leonardo Botti), Abimael Forquilla e Gabriel Foots falamos sobre a reta final do Brasileirão, analisamos o tão esquecido "bloco do meio", explicamos porque o Figueirense está na lama (sabemos que você está ansioso pra saber disso), contamos qual a origem do termo "Coxa Branca" para designar torcedores do Coritiba (do que mais você precisa?) e seguindo a tendência criada por Rebeca Gusmão, propomos um "crossover" de atletas de uma modalidade para outra.

É claro que não poderíamos deixar de falar da tão falada "volta", assunto citado por Abimael Forquilla logo em seu destaque inicial.

Com muita alegria, contamos novamente com a partipação do nosso correspondente na China, Felipe Corazza, que em nome do jornalismo sério e para trazer a você toda a emoção do futebol chinês, pegou uma bela gripe ao acompanhar uma partida do grande Beijing Guoan.

No Minuto-Torcedor, a participação do realizado corintiano Rogério Roma e a estréia do palmeirense Paulinho, trazendo um pouco de otimismo para aqueles que não acreditam mais no futebol. Seja bem-vindo!

**********

Para corrigir o que nós dissemos no programa, segue a verdadeira história sobre a origem do termo "Coxa Branca":

Apelido Coxa-Branca (19/10/1941 e 26/10/1941)

Outubro de 1941. A II Grande Guerra está em andamento e, pela 1a vez, a dupla Atletiba decide um regional. Na primeira partida, disputada no Estádio Joaquim Américo, o dirigente adversário esbraveja a plenos pulmões: “Alemão... quinta coluna... COXA BRANCA”.

Os insultos têm um destino: o craque alemão Hans Egon Breyer, zagueiro da equipe coritibana. Os gritos acabam servindo de estímulo à equipe Alviverde, que vence por 3x1. Na partida final, outra vitória, agora por 1x0. O título é muito comemorado e o termo “Coxa-Branca”, com o tempo, vira sinônimo da torcida coritibana.

Fonte: Site oficial do Coritiba

Nenhum comentário: